Não querendo ser bairrista, mas já sendo, a primeira das nossas páginas, tinha que ser de ITAJAÍ, afinal a gente mora onde vocês se divertem. A terra dos PAPA SIRI "EH ! EH ! Nego, se não veio ainda, então venha ! Seu istepor" Linguagem do Manézinho de Itajaí, Papa Siri. |
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Liberty Comercial - Av. Marcos Konder, 1313 |
ITAJAÍ - Santa Catarina - Brasil |
Quadro da pintora Lindinalva Deola da Silva, ícone da arte itajaiense, uma grande amiga que adora pintar as nossas belezas e tradições. |
Itajaí -15 de Junho de 2.020 - 160 anos |
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Foto de Itajaí, trovoada 21 de fevereiro de 2013, imagem da GOPRO Hero3 de Roberto Luiz Pereria Junior. |
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CONTATOS c/ a RPM CONSULTORIA : Av. Marcos Konder, 1313 - Liberty Comercial - SOBRE LOJA 09 - 88.301.904 - Itajaí - SC - Fones (47) -9 9983-7264 -9 9905-1190 - rpm@clicrpm.com.br |
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clic DICAS DE TURISMO |
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Localiza Av. Joca Brandão, 313. Itajaí - SC - Fone 47-3346-5160 |
Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar. |
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Restaurante Sako
Xeio |
Imagens históricas de Itajaí |
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Vista aérea da cidade de Itajaí, década de 1960. |
Itajaí - Origem do Nome - "TÁA-HY", "TAJAHUG" e "TAJAY". Os índios, primeiros habitantes da região, chamavam esta terra de "Itajaí", que após a chegada do homem branco, sofreu variações que persistiram até o século XX. As variantes "TÁA-HY", "TAJAHUG" e "TAJAY" foram deixadas de lado em 1.799, com a adoção oficial do nome "Itajaí". Marcos Konder, historiador da origem explicava que o nome Itajaí seria "rio do taiá". Também há outras suposições determinando o nome da cidade como "rio das pedras". É difícil ter certeza do significado que só os índios da época poderiam esclarecer, o fato é que o nome de Itajaí, agora é conhecido mundialmente. |
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Rua Hercílio Luz, no lado direito a Igreja Imaculada Conceição, 1910. O homem branco pisou nas terras que hoje compõem Itajaí apenas em 1.658, ano em que o primeiro sesmeiro (homem incumbido pelo rei de Portugal a cultivar lote de terra cedido pela monarquia) aqui chegou. Era JOÃO DIAS ARZÃO que, atraído por boatos da existência de ouro e rios com metais preciosos, requereu a sesmaria para explorara "riqueza", que na verdade não se confirmou. 100 anos depois, precisamente em 1.777, agricultores de Desterro (Florianópolis) e, posteriormente, de São Francisco do Sul, começaram a ocupar a região, trazendo também, já no início do século XIX, colonos de Paranaguá e Porto Belo. O ministro do rei D. João VI, em 1820, confere a Antônio Menezes de Vasconcelos Drumond, a missão de instalar uma colônia na região. Passados três anos, chega às promissoras terras, Agostinho Alves Ramos, que civilizou o povoado, organizou o curato do Santíssimo Sacramento, e providenciou a vinda do Frei Antônio Agote, que passou a cuidar da espiritualidade dos moradores. Itajaí passou a freguesia, e em 1833, ascende a Distrito, oportunidade em que a jurisdição destas terras é transferida de São Francisco do Sul para Porto Belo. Em 1.837 a primeira escola pública passa a funcionar. Em 04 de abril de 1.859, desmembrando-se de Porto Belo, foi criado o município de Itajaí pela Lei 464, votada pela Assembléia Provincial e sancionada pelo Presidente da Província. Contudo, foi em 15 de JUNHO de 1.860 que aconteceu a instalação oficial , oportunidade em que se realizou a 1a. sessão da Câmara de Vereadores, presidida por Joaquim Pereira Liberato, o vereador itajaiense mais votado na época. |
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Praça
Vidal Ramos, idos de 1940.
Censos em Itajaí |
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Estação Rodoviária de Itajaí, edificada em 1958, pelo então prefeito Paulo Bauer. Funcionou como rodoviária até os idos de 1970 a 1975, hoje Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer, mais conhecido popularmente por Mercado do Peixe. |
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Praça Bruno Malburg, atrás da Igreja Imaculada Conceição. |
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Grupo Escolar Victor Meirelles - Alunos e Professores no Pátio Interno, 1929 - EDUCAÇÃO em ITAJAÍ : A "escola de desemburrar", como o povo chamava a cadeira de primeiras letras de Itajaí, surgiu a partir da promulgação de lei em abril de 1.835. O primeiro professor foi Francisco José das Neves. A primeira escola particular da cidade, por sua vez, só veio em 1.904. Era a Deutsche Shule Itajahy, propriedade da Comunidade Evangélica Luterana e que disseminava a cultura alemã para filhos de famílias abastadas. A iniciativa protestante estimulou os católicos que, em 1.908 fundaram o Colégio Paroquial São Luiz, que veio a ser a origem do colégio São José. Já o primeiro Grupo Escolar Público da cidade foi o Victor Meirelles, em 1.913. Ó Ginásio Itajaí foi criado em 1.936 mas em 1.956 foi assumido pelos padres Salesiano, que o transformaram no atual Colégio Salesiano de Itajaí. Em 1.962, líderes sindicais fundaram o Ginásio Pedro Antonio Fayal. Pouco depois, em 1966, o Governo de SC instalou na cidade o primeiro educandário estadual. No início da década de 60, estudantes e secundaristas, liderados pela União dos Estudantes Secundários de Itajaí (UESI), iniciaram vibrante movimento pela criação de cursos superiores na cidade, o que se concretizou em 1.962. As Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais e Filosofia, Ciências e Letras, foram iniciativa da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior presidida pelo Dr. José Medeiros Vieira, advogado e professor. Depois, municipalizados, os cursos deram início à FEPEVI (1968 a 1970) que, quase duas décadas depois, se transformou na UNIVALI, hoje uma das maiores universidades do país. |
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Escola Alemã, data desconhecida. |
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Vista da Rua Lauro Muller, 1940 |
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Rua Hercílio Luz / Rua Lauro Muller - 1940 – Passagem por Itajaí do Rali São Paulo / Montevidéu. |
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Construção da Prefeitura Municipal de Itajaí, 1923 - Prédio denominado na sua inauguração em 1925, de Palácio Marcos Konder, onde hoje está acomodado o Museu Histórico de Itajaí. |
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Palácio Marcos Konder, 1945. IMIGRANTES EUROPEUS. A história registra que os açorianos povoaram principalmente Desterro e São Francisco do Sul. Na foz do rio Itajaí, houve "vazio" de colonizadores (poucos aqui ficaram). Por isso, em 1.823 foi incentivada a imigração de não-portugueses à região, em particular alemães e italianos. Por ficar na entrada do vale, e com a Colonia de Blumenau em franca expansão, Itajaí virou importante entreposto comercial a partir de 1.850 com a importação e exportação de gêneros. O professor José Roberto Severino, em seu trabalho "Itajaí : A maquiagem do Possível", conta que em 1.880 Blumenau fazia parte de Itajaí,, onde a administração ficava centralizada. "Assim, é possível entender o motivo de vários imigrantes alemães terem se estabelecido em Itajaí, fora da colônia propriamente dita", escreve o historiador, contando que, na época, Itajaí era praticamente o centro administrativo de todo o Vale. As sociedades específicas para os imigrantes eram a Sociedade dos Atiradores de Itajahy (atual Clube Vasconcelos Drumond), Sociedade Estrela do Oriente, Sociedade Germânia, e sociedade Gesang-Verein Liedertafel, que promoviam eventos típicos da cultura alemã. A chegada dos italianos deu-se a partir de 1.874, com o incentivo do governo imperial para assentá-los no sul do País. Eles desembarcavam de navio em Desterro, e depois Itajaí. Algumas famílias aqui ficaram, mas muitas foram ao interior gaúcho, onde, diziam, o atendimento era melhor aos imigrantes. |
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Grupo Escolar Victor Meireles, 1945 |
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Carros de mola 1948, o taxi da época |
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Vista da cidade, 1939 – Observa-se o Cemitério antigo onde hoje está construída a Igreja Matriz. |
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Rua Hercílio Luz - Visita do Presidente da Republica, Getulio Vargas, a Itajaí, 1940. |
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Esquina da rua Lauro Muller / Hercílio Luz, década de 1940. |
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Rua Lauro Muller, 1922. |
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Rua Lauro Muller, 1904 |
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Bairro Vila Operária. |
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Hotel Brasil na rua Lauro Muller, inicio do século XX – atualmente está denominado de Hotel Rota do Mar – Igreja da Imaculada Conceição, 1904 |
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Casarão Malburg, 1915. |
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Vista aérea da entrada da barra e Saco da Fazenda, 1940. |
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Sociedade Guarani, 1910. |
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Vista aérea da Praça Vidal Ramos, 1942 |
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Rua Lauro Muller, meados da década de 1950. |
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Casas populares Bairro Vila Operária. |
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Mercado Público de Itajaí, década de 80. Com o intuito de comercializar produtos da pesca, foi criado em 1.917 o Mercado Público Municipal de Itajaí. Considerada uma das construções mais características do centro histórico da cidade, o Mercado Público carrega consigo muitas lembranças e fatos memoráveis. A bela construção foi quase destruída em 1.936, devido a um terrível incêndio. Depois deste acontecimento, o local foi totalmente restaurado e tombado como patrimônio histórico do município, para preservar a cultura dos povos europeus que colonizaram a cidade. Na sua arquitetura original o que chama atenção é o chafariz que fica no meio do pátio interno do mercado, traço marcante de construções ibéricas. Hoje o mercado é um delicioso espaço para se conhecer e desfrutar da gastronomia típica, artesanato e cruzar com as figuras mais antológicas da cidade. |
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Mercado Público, 1917. |
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Prédio do Banco INCO,1950 - atualmente Banco Bradesco |
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Vista aérea da cidade de Itajaí, década de 1950 |
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Rua Lauro Muller, 1960 |
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Porto de Itajaí em 1.910 |
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A primeira entrada do Vapor “CARL HOEPECKE” no Porto de Itajaí, em 1º de Setembro de 1927. No seu livro Pequena História de Itajaí, o professor Édson D'Ávila, baseado em mapas hidrográficos de 1.858, definiu na confluência dos rios Itajaí-Açu e Mirim o ancoradouro do porto. Depois, o Ministério da Viação e Obras Públicas, dirigido pelo Itajaiense Lauro Muller, criou a Comissão de Melhoramentos do Porto de Itajaí. Assim, em 1.905, atracaram 85 navios no terminal. No ano seguinte, o serviço avançou na Avenida República Argentina, hoje Avenida Paulo Bauer, e no ano de 1.920 o número de navios saltava para 442. Em 1.927 foi assinado o contrato para a execução das obras pelo Ministro Victor Konder, outro itajaiense de renome no cenário político nacional. Mas, os trabalhos foram iniciar somente 10 anos após, por conta da revolução de 1.930. O primeiro trecho do cais 233 metros, foi finalizado na década de 40, nessa mesma época foi terraplenado e pavimentado o pátio, que ganhou armazém nos terrenos junto a Av. Eugênio Muller. A segunda parte do cais ficou pronta em 1.950 e a terceira em 1.956, bem como a construção do frigorífico, que atualmente não existe mais. O Porto de Itajaí, só foi considerado organizado e teve sua junta administrativa criada a partir do Decreto Federal de 28 de junho de 1.966, e foi municipalizado em 1.997. |
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Porto de Itajaí, 1930 – Carregamento de madeira |
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A industria Madereira, inicio do século XX. Tempos áureos em que a madeira fazia parte da base da economia da cidade. |
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Vapor Blumenau, década de 1910. Este era um dos meios em que os imigrantes e colonos europeus adentravam nas cidades e vilas do Vale de Itajaí |
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Porto de Itajaí, 1903 |
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Prédio da Estação de passageiros Salgado Filho – Aeroporto de Itajaí, 1956 |
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Avião estacionado no aeroporto de Itajaí, 1957 |
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Vista da Cidade, 1959. – Vendo-se o antigo aeroporto de Itajaí, onde hoje está o Bairro Imarui. |
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Vista da Cidade, 1959. – Vendo-se o antigo aeroporto de Itajaí, onde hoje está o Bairro Imarui. |
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Praia de Cabeçudas, data desconhecida. |
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Praia de Cabeçudas, década de 1940. |
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Praia de cabeçudas, 1952 |
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Praia de Cabeçudas, 1960 |
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Banhistas na Praia de cabeçudas, e evolução desde 1.750 - 1910 - 1.955 - 2.020 - A evolução dos trajes ao longo de 270 anos. |
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Praia de cabeçudas, Túnel do Tempo 1.750 , 1.910, 1.955 para 2.020. |
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Praia de cabeçudas, Banhistas, 1910 |
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Praia Brava, observa-se ao fundo o Cassino da Lagoa, década de 60. |
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Construção da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, 1944 |
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Sociedade Guarani, 1970 |
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Localiza Av. Joca Brandão, 313. Itajaí - SC - Fone 47-3346-5160 |
Premel Materiais Elétricos Ltda. Rua Heitor Liberato, 1.328 - Itajaí - SC - Orçamentos lojaitajai@premel.com.br |
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Vila da Regata durante a parada da Volvo Ocean Race em Itajaí 2012. Foto Paul Todd/Volvo Ocean Race |
Itajaí recebe a regata Transat Jacques Vabre em novembro 2013.Após sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre. A regata oceânica largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes. A delegação francesa formada por técnicos e especialistas define nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber o evento. Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação. - Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados - afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata. |
Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências. - Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros - disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre. Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre. - Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento - explicou João Luiz Demantova, da organização local. A regata com 45 barcos - Criada em 1993, a Jacques Vabre é conhecida como a A Rota do Café, pois largava da França e chegava em Cartagena, na Colômbia. Ao longo dos anos, o percurso se modificou e, entre 2001 e 2007, o porto de chegada foi Salvador, na Bahia. Depois, mudou para Puerto Limon, na Costa Rica. A 20ª edição, em 2013, terá um percurso de 5.395 milhas náuticas (10 mil quilômetros) e sairá da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro e chegará a Itajaí 20 dias depois. Mais de 45 embarcações participam da disputa, que tem 20 anos de tradição na vela oceânica. Quatro classes participam da travessia: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50. Site Mar Aberto do clicrpbs, com informações de João Henrique Baggio - Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí |
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ITAJAÍ GANHA
PRÊMIO DE MELHOR PARADA SUSTENTÁVEL DA VOLVO OCEAN RACE
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Foto de Itajaí de 2018, imagem do Centro da Cidade |
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1978 - Itajaí obras do Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen Praia Brava |
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Itajaí 1.980, imagem do Centro da Cidade Rua Hercílio Luz, Edifício Catarinense Igreja Matriz |
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Itajaí Estrada de acesso a Praia de Cabeçudas ainda sem pavimentação - Pedra trampolim de Balnário Cabeçudas |
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Itajaí Terminal Rodoviário da Vila Operária ano de 1995 |
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![]() Itajaí Pavilhão da Festa Marejada 1.990, imagem do Centro Eventos na Beira Rio, Avenida Min. Victor Konder - Centro da Cidade
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Foto da Igreja Matriz de Itajaí , Igreja da Vila Operária. |
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Foto de Itajaí pedra do Bico do Papagaio ocaso do destino , imagem do Hospital Santa Beatriz - caminho de Cabeçudas |
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Foto de Itajaí de 2013, Clube Nautico Marcilio Dias - Torre Azul Centro da Cidade |
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Foto de Itajaí Dragagem do Rio Itajaí Açu de 2013, imagem da Receita Federal , Centro da Cidade |
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Foto de Itajaí Rio Itajaí Açu de 2015, Terminal Turistico de Navios - Centro da Cidade |
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Foto de Itajaí PORTO Rio Itajaí Açu de 2013, centro da Cidade |
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Foto de Itajaí Dragagem do Rio Itajaí Açu de 2013, imagem da Passagem do Ferry Boat , Centro da Cidade |
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Foto de Itajaí Dragagem do Rio Itajaí Açu de 2013, imagem da Receita Federal , Casarão Malburg - Centro da Cidade |
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Foto panorâmica de Itajaí, de fevereiro de 2013, imagem Rio Itajaí Açu |
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Foto de Itajaí, Edificio Redondo Genésio de Miranda Lins e fevereiro de 2013, imagem Ferry Boat p/ Navegantes |
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