Não querendo ser bairrista, mas já sendo, a primeira das nossas páginas, tinha que ser de ITAJAÍ,  afinal a gente mora onde vocês se divertem. A terra dos PAPA SIRI "EH ! EH ! Nego, se não veio ainda, então venha ! Seu istepor" Linguagem do Manézinho de Itajaí, Papa Siri.

 

Bem Vindo ao nosso site  Dicas de Turismo
Estas páginas são um trabalho elaborado por puro diletantismo, especialmente para dividir nossos momentos de lazer com os demais; com a finalidade é divulgar as cidades que visitamos, com seus pontos turísticos, suas culturas, seus costumes, seja no Brasil ou no exterior.

Gostamos de difundir, ao tempo que por oportuno agradecemos a todas as pessoas que atendem bem, os lugares com preços atraentes, os bons restaurantes, as comidas típicas de cada lugar, receitas destas gastronomia, sugestões de hotéis, enfim ... Certamente nossas dicas poderão de alguma forma ajudá-los. Com o nosso caloroso abraço. Beto Walmafi e Eliana.

 

Liberty Comercial - Av. Marcos Konder, 1313

ITAJAÍ - Santa Catarina - Brasil

Quadro da pintora Lindinalva Deola da Silva, ícone da arte itajaiense, uma grande amiga que adora pintar as nossas belezas e tradições.

 Itajaí -15 de Junho de 2.013 - 153 anos

 

Foto de Itajaí, trovoada 21 de fevereiro de 2013, imagem da GOPRO Hero3 de Roberto Luiz Pereria Junior.

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

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 Imagens históricas de Itajaí 

 Vista aérea da cidade de Itajaí, década de 1960.

 Itajaí - Origem do Nome - "TÁA-HY", "TAJAHUG" e "TAJAY". Os índios, primeiros habitantes da região, chamavam esta terra de "Itajaí", que após a chegada do homem branco, sofreu variações que persistiram até o século XX. As variantes "TÁA-HY", "TAJAHUG" e "TAJAY" foram deixadas de lado em 1.799, com a adoção oficial do nome "Itajaí". Marcos Konder, historiador da origem explicava que o nome Itajaí seria "rio do taiá". Também há outras suposições determinando o nome da cidade como "rio das pedras".  É difícil ter certeza do significado que só os índios da época poderiam esclarecer, o fato é que o nome de Itajaí, agora é conhecido mundialmente.

 Rua Hercílio Luz, no lado direito a Igreja Imaculada Conceição, 1910. O homem branco pisou nas terras que hoje compõem Itajaí apenas em 1.658, ano em que o primeiro sesmeiro (homem incumbido pelo rei de Portugal a cultivar lote de terra cedido pela monarquia) aqui chegou. Era JOÃO DIAS ARZÃO que, atraído por boatos da existência de ouro e rios com metais preciosos, requereu a sesmaria para explorara "riqueza", que na verdade não se confirmou. 100 anos depois, precisamente em 1.777, agricultores de Desterro (Florianópolis) e, posteriormente, de São Francisco do Sul, começaram a ocupar a região, trazendo também, já no início do século XIX, colonos de Paranaguá e Porto Belo. O ministro do rei D. João VI, em 1820, confere a Antônio Menezes de Vasconcelos Drumond, a missão de instalar uma colônia na região. Passados três anos, chega às promissoras terras, Agostinho Alves Ramos, que civilizou o povoado, organizou o curato do Santíssimo Sacramento, e providenciou a vinda do Frei  Antônio Agote, que passou a cuidar da espiritualidade dos moradores. Itajaí passou a freguesia, e em 1833, ascende a Distrito, oportunidade em que a jurisdição destas terras é transferida de São Francisco do Sul para Porto Belo. Em 1.837 a primeira escola pública passa a funcionar. Em 04 de abril de 1.859, desmembrando-se  de Porto Belo, foi criado o município de Itajaí pela Lei 464, votada pela Assembléia Provincial e sancionada pelo Presidente da Província. Contudo, foi em 15 de JUNHO de 1.860 que aconteceu a instalação oficial , oportunidade em que se realizou a 1a. sessão da Câmara de Vereadores, presidida  por Joaquim Pereira Liberato, o vereador itajaiense mais votado na época.

 Praça Vidal Ramos, idos de 1940.              Censos em Itajaí 
A referência mais remota ao número de habitantes de Itajaí data de 1.794: " todos os moradores fazem o número total de quarenta tantas pessoas", um enorme avanço para hoje, 153 anos depois, em torno de 200 mil habitantes. O primeiro Censo de Itajaí, data de 1.838. Os dados repousam no arquivo Público de SC. Havia apenas um pequeno barco, o Sete de Abril, de propriedade do coronel Agostinho Alves Ramos, e que se deslocava a Desterro (atual Fpolis). Já as canoas eram várias, e utilizadas para a pesca nos rios. No perímetro urbano, havia cerca de 50 casas, já contabilizados ranchos de precária estrutura, com teto de palha e paredes feitas de ripas. A única casa de alvenaria era do coronel Ramos, as demais tinham paredes de taipa, ou seja, pau a pique (ripas de madeira rejuntadas com barro). Nesta data de 1.838, a população contabilizava 1.686 pessoas, das quais 163 eram negros. Destes moradores muito pouco se guardou a não ser alguns nomes e a vaga localização das suas terras, como Alexandre José de Azeredo Coutinho, que plantava no bairro Fazenda; José Coelho da Rocha, no Centro; José Correia de Negreiros e Silvestre Nunes Leal Corrêa, em Canhanduba e Itaipava; e Mathias Dias Arzão que tinha fazenda na Barra do Rio. Plantava-s e mandioca, aipim, milho, feijão, cana, batata doce, arroz e algodão. Também se pescavam muitas guaiviras, bagres, tainhas e robalos. Outra atividade era a construção e o reparo de embarcações, pois além da região contar com excelente mão de obra, era muito rica em madeira de qualidade, apropriada para a construção naval.

 Estação Rodoviária de Itajaí, edificada em 1958, pelo então prefeito Paulo Bauer. Funcionou como rodoviária até os idos de 1970 a 1975, hoje Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer, mais conhecido popularmente por Mercado do Peixe.

 Praça Bruno Malburg, atrás da Igreja Imaculada Conceição.

 Grupo Escolar Victor Meirelles - Alunos e Professores no Pátio Interno, 1929 -  EDUCAÇÃO em ITAJAÍ :  A "escola de desemburrar", como o povo chamava a cadeira de primeiras letras de Itajaí, surgiu a partir da promulgação de lei em abril de 1.835. O primeiro professor foi Francisco José das Neves. A primeira escola particular da cidade, por sua vez, só veio em 1.904. Era a Deutsche Shule Itajahy, propriedade da Comunidade Evangélica Luterana e que disseminava a cultura alemã para filhos de famílias abastadas. A iniciativa  protestante estimulou os católicos que, em 1.908 fundaram o Colégio Paroquial São Luiz, que veio a ser a origem do colégio São José. Já o primeiro Grupo Escolar Público da cidade foi o Victor Meirelles, em 1.913.  Ó Ginásio Itajaí foi criado em  1.936 mas em 1.956 foi assumido pelos padres Salesiano, que o transformaram no atual Colégio Salesiano de Itajaí. Em 1.962, líderes sindicais fundaram o Ginásio Pedro Antonio Fayal. Pouco depois, em 1966, o Governo de SC instalou na cidade o primeiro educandário estadual. No início da década de 60, estudantes e secundaristas, liderados pela União dos Estudantes Secundários de Itajaí (UESI), iniciaram vibrante movimento pela criação de cursos superiores na cidade, o que se concretizou em 1.962. As Faculdades  de Ciências Jurídicas e Sociais e Filosofia, Ciências e Letras, foram iniciativa da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior presidida pelo Dr. José Medeiros Vieira, advogado e professor. Depois, municipalizados, os cursos deram início à FEPEVI (1968 a 1970) que, quase duas décadas depois, se transformou na UNIVALI, hoje uma das maiores universidades do país.

 Escola Alemã, data desconhecida.

 Vista da Rua Lauro Muller, 1940

 Rua Hercílio Luz / Rua Lauro Muller - 1940 –  Passagem por Itajaí do Rali São Paulo / Montevidéu.  

 Construção da Prefeitura Municipal de Itajaí, 1923 - Prédio denominado na sua inauguração em 1925, de Palácio Marcos Konder, onde hoje está acomodado o Museu Histórico de Itajaí.

 Palácio Marcos Konder, 1945. IMIGRANTES EUROPEUS. A história registra que os açorianos povoaram principalmente Desterro e São Francisco do Sul. Na foz do rio Itajaí, houve "vazio" de colonizadores (poucos aqui ficaram). Por isso, em 1.823 foi incentivada a imigração de não-portugueses à região, em particular alemães e italianos. Por ficar na entrada do vale, e com a Colonia de Blumenau em franca expansão, Itajaí virou importante entreposto comercial a partir de 1.850 com a importação e exportação de gêneros. O professor José Roberto Severino, em seu trabalho "Itajaí : A maquiagem do Possível", conta que em 1.880 Blumenau fazia parte de Itajaí,, onde a administração ficava centralizada.  "Assim, é possível entender o motivo de vários imigrantes alemães terem se estabelecido em Itajaí, fora da colônia propriamente dita", escreve o historiador, contando que, na época, Itajaí era praticamente o centro administrativo de todo o Vale. As sociedades específicas para os imigrantes eram a Sociedade dos Atiradores de Itajahy (atual Clube Vasconcelos Drumond), Sociedade Estrela do Oriente, Sociedade Germânia,  e sociedade Gesang-Verein Liedertafel, que promoviam eventos típicos da cultura alemã. A chegada dos italianos deu-se  a partir de 1.874, com o incentivo do governo imperial para assentá-los no sul do País. Eles desembarcavam de navio em Desterro, e depois Itajaí. Algumas famílias aqui ficaram, mas muitas foram ao interior gaúcho, onde, diziam, o atendimento era melhor aos imigrantes.

 Grupo Escolar Victor Meireles, 1945

 Carros de mola 1948,  o taxi da época

 Vista da cidade, 1939 – Observa-se o Cemitério antigo onde hoje está construída a Igreja Matriz.

 

 Rua Hercílio Luz - Visita do Presidente da Republica, Getulio Vargas, a Itajaí, 1940.

 Esquina da rua Lauro Muller / Hercílio Luz, década de 1940.

Rua Lauro Muller, 1922.

Rua Lauro Muller, 1904

Bairro Vila Operária.

 Hotel Brasil na rua Lauro Muller, inicio do século XX – atualmente está denominado de Hotel Rota do Mar        –            Igreja da Imaculada Conceição, 1904

Casarão Malburg, 1915.

 Vista aérea da entrada da barra e Saco da Fazenda, 1940.

 Sociedade Guarani, 1910.

 Vista aérea da Praça Vidal Ramos, 1942

 Rua Lauro Muller, meados da década de 1950.

 Casas populares Bairro Vila Operária.

 Mercado Público de Itajaí, década de 80. Com o intuito de comercializar produtos da pesca, foi criado em 1.917 o Mercado Público Municipal de Itajaí. Considerada uma das construções mais características do centro histórico da cidade, o Mercado Público carrega consigo muitas lembranças e fatos memoráveis. A bela construção foi quase destruída em 1.936, devido a um terrível incêndio. Depois deste acontecimento, o local foi totalmente restaurado e tombado como patrimônio histórico do município, para preservar a cultura dos povos europeus que colonizaram a cidade. Na sua arquitetura original o que chama atenção é o chafariz que fica no meio do pátio interno do mercado, traço marcante de construções ibéricas. Hoje o mercado é um delicioso espaço para se conhecer e desfrutar da gastronomia típica, artesanato e cruzar com as figuras mais antológicas da cidade.

 Mercado Público, 1917.

 Prédio do Banco INCO,1950 - atualmente  Banco Bradesco

 Vista aérea da cidade de Itajaí, década de 1950

 Rua Lauro Muller, 1960

 Porto de Itajaí em 1.910

 A primeira entrada do Vapor “CARL HOEPECKE” no Porto de Itajaí, em 1º de Setembro de 1927. No seu livro Pequena História de Itajaí, o professor Édson D'Ávila, baseado em mapas hidrográficos de 1.858, definiu na confluência dos rios Itajaí-Açu e Mirim o ancoradouro do porto. Depois, o Ministério da Viação e Obras Públicas, dirigido pelo Itajaiense Lauro Muller, criou a Comissão de Melhoramentos do Porto de Itajaí. Assim, em 1.905, atracaram 85 navios no terminal. No ano seguinte, o serviço avançou na Avenida República Argentina, hoje Avenida Paulo Bauer, e no ano de 1.920 o número de navios saltava para 442. Em 1.927 foi assinado o contrato para a execução das obras pelo Ministro Victor Konder, outro itajaiense de renome no cenário político nacional. Mas, os trabalhos foram iniciar somente 10 anos após, por conta da revolução de 1.930. O primeiro trecho do cais 233 metros, foi finalizado na década de 40, nessa mesma época foi terraplenado e pavimentado o pátio, que ganhou armazém nos terrenos junto a Av. Eugênio Muller. A segunda parte do cais ficou pronta em 1.950 e a terceira em 1.956, bem como a construção do frigorífico, que atualmente não existe mais. O Porto de Itajaí, só foi considerado organizado e teve sua junta administrativa criada a partir do Decreto Federal de 28 de junho de 1.966, e foi municipalizado em 1.997.

Porto de Itajaí, 1930 – Carregamento de madeira

 A industria Madereira, inicio do século XX. Tempos áureos em que a madeira fazia parte da base da economia da cidade.

 Vapor Blumenau, década de 1910. Este era um dos meios em que os imigrantes e colonos europeus adentravam  nas cidades e vilas do Vale de Itajaí

 Porto de Itajaí, 1903

Prédio da Estação de passageiros Salgado Filho –  Aeroporto de Itajaí, 1956

 Avião estacionado no aeroporto de Itajaí, 1957

 Vista da Cidade, 1959. – Vendo-se o antigo aeroporto de Itajaí, onde hoje está o Bairro Imarui. 

 Vista da Cidade, 1959. – Vendo-se o antigo aeroporto de Itajaí, onde hoje está o Bairro Imarui.

 Praia de Cabeçudas, data desconhecida.

 Praia de Cabeçudas,  década de 1940.

 Praia de cabeçudas, 1952

 Praia de Cabeçudas, 1960

Praia de cabeçudas, Banhistas, 1910

 Praia de cabeçudas, Banhistas, 1910

 Praia Brava, observa-se ao fundo o Cassino da Lagoa, década de 60.

 Construção da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, 1944

 Sociedade Guarani, 1970

 

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Vila da Regata durante a parada da Volvo Ocean Race em Itajaí 2012. Foto Paul Todd/Volvo Ocean Race

Itajaí recebe a regata Transat Jacques Vabre em novembro 2013.

Após sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre. A regata oceânica largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes. A delegação francesa formada por técnicos e especialistas define nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber o evento.

Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação.

- Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados - afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.

Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências.

- Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros - disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre.

Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre.

- Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento - explicou João Luiz Demantova, da organização local.

A regata com 45 barcos -  Criada em 1993, a Jacques Vabre é conhecida como a A Rota do Café, pois largava da França e chegava em Cartagena, na Colômbia. Ao longo dos anos, o percurso se modificou e, entre 2001 e 2007, o porto de chegada foi Salvador, na Bahia. Depois, mudou para Puerto Limon, na Costa Rica. A 20ª edição, em 2013, terá um percurso de 5.395 milhas náuticas (10 mil quilômetros) e sairá da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro e chegará a Itajaí 20 dias depois. Mais de 45 embarcações participam da disputa, que tem 20 anos de tradição na vela oceânica. Quatro classes participam da travessia: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50. Site Mar Aberto do clicrpbs, com informações de João Henrique Baggio - Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí

 
 

ITAJAÍ GANHA PRÊMIO DE MELHOR PARADA SUSTENTÁVEL DA VOLVO OCEAN RACE
A organização da Volvo Ocean Race e a Volvo Internacional concederam a Itajaí o prêmio “Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012″, em reconhecimento aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos na parada brasileira, que ocorreu no litoral catarinense de 4 a 22 de abril. O prêmio é um dos mais cobiçados entre as cidades-sede da regata de volta ao mundo. A avaliação criteriosa foi feita por uma comissão de alto nível técnico, que acompanhou todas as ações de realizadas durante o evento. Entre os destaques estão o projeto de reciclagem de lixo desenvolvido dentro da Vila da Regata, as ações de educação ambiental, a limpeza do Rio Itajaí Açu e das praias da região e, principalmente, o engajamento da sociedade no projeto Itajaí Sustentável. “Esse prêmio é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto Stopover Itajaí e não mediu esforços para que ele se concretizasse, dentro da nossa realidade, mas com o máximo de empenho e dedicação. Nossa cidade mostrou que pode e sabe fazer”, comemora o Comitê Organizador. Para o prefeito, a premiação coroa com êxito o que foi este evento para Itajaí e região. “Sermos destacados no tema sustentabilidade melhora ainda mais a imagem de Itajaí e de Santa Catarina no resto do mundo, que está de olho na premiação final da Volvo Ocean Race. Destaco mais uma vez que só obtivemos este sucesso todo graças ao envolvimento que conseguimos da sociedade itajaiense como um todo e é com ela que devemos dividir esta honraria”. O prêmio será entregue em solenidade realizada no dia 05 de julho, durante a realização da última parada da Volvo Ocean Race, na cidade irlandesa de Galway. O anúncio foi feito pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, que repassou a notícia ao Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí (CCO/Itajaí).
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